Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais que se dedica à arte brasileira desde o século XIX até os dias atuais, buscando estabelecer diálogos com diferentes culturas ao redor do mundo. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade e apresenta exposições da sua prestigiosa coleção de arte brasileira, bem como mostras temporárias de artistas nacionais e internacionais. Além disso, a Pinacoteca realiza projetos multidisciplinares públicos e possui um programa educativo inclusivo e abrangente.

O acervo original foi formado a partir da transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, juntamente com a aquisição de outras 6 obras de artistas importantes da cidade, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Ao longo dos anos, o acervo cresceu consideravelmente e atualmente conta com cerca de 11 mil peças, incluindo trabalhos de renomados artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, entre outros.

A administração da Pinacoteca é realizada pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura desde 2006, por meio de um Contrato de Gestão assinado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. O museu realiza aproximadamente 30 exposições anualmente e recebe cerca de 500 mil visitantes. Localizada no centro de São Paulo, a Pinacoteca abrange três edifícios: a Pinacoteca Luz, a Pinacoteca Estação, ambos abertos ao público com uma ampla programação, e a Pinacoteca Contemporânea, que está passando por reformas e em breve será aberta ao público.

Fotos

Vídeo

Scroll to Top